Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

:) CanalSonora (:

_________________________________ a 37° 7′ 0″ N, 7° 39′ 0″W ____________________________ ~pequenos livros ~ grandes segredos ~ volumes portáteis ~ emoções resguardadas~

:) CanalSonora (:

_________________________________ a 37° 7′ 0″ N, 7° 39′ 0″W ____________________________ ~pequenos livros ~ grandes segredos ~ volumes portáteis ~ emoções resguardadas~

PAULO MOREIRA | Maternidade

O livro de microteatro «Maternidade» de Paulo Moreira foi lido e analisado por Nuno Soares na página Opina - Espaço de Divulgação Cultural (https://www.facebook.com/opinaquenemumdoido?ref=hl).Assim:

 

“Maternidade” é o mais recente livro do dramaturgo e encenador Paulo Moreira que veio à luz no dia 18 de Outubro pelas mãos da editora Tavirense CanalSonora.

O livro, assaz particular, é um compêndio de textos dramáticos que apresenta ao leitor 3 peças escritas pelo autor, num formato único. O uso da transparência provoca interessantes efeitos de esbatimento, sobreposição e revelação que acrescentam à experiência de leitura e as imagens de Isabel Brinca acrescentam profundidade estética e emotiva.

“Maternidade”, “Fenómenos Quânticos Contemporâneos” e “Quando os Mortos Falam”, as três peças, abordam temas diferentes, mas contam com traços comuns de sátira e comicidade que se mostram transversais na obra do autor.

Estejamos perante as conturbadas relações de Luís com as ambas as mães dos seus filhos, o desinteresse e desrespeito pela obra de outrem, camuflados entre chico-espertismo tão típico como referência cultural em terras Lusas ou num cemitério perto de si, podemos contar com momentos de boa disposição nos textos de Paulo Moreira que facilmente nos fazem imaginar como será ver, ao vivo, tais peças reproduzidas por talentosos actores.

Um interessante livro de “quase” bolso, que ganha pontos pela riqueza do conteúdo e pela originalidade e beleza do formato. Ideal para quem gosta de texto dramático e de uma boa gargalhada e uma boa maneira de conhecer a obra de um interessante autor e de uma editora local.

20404410_6WS37.jpeg